Estudos de leitura na Polônia mostram um nível baixo de adesão

popularidade cresce a cada ano; um avanço ocorreu em 2007, quando as vendas de audiobook aumentaram 50% (esse crescimento foi registrado por Empik, Merlin.pl e Traffic). Parece que seria necessário reformular o próprio termo “livro”, porque cada vez mais ele não apenas abrange um objeto tangível na forma de uma publicação durável, mas também funciona como conteúdo protegido por direitos autorais.

Se seguirmos os relatórios de leitores preparados por várias instituições na Polônia, verificamos que a porcentagem de pessoas que leem livros é realmente baixa, mas as estatísticas não podem afirmar claramente o quanto realmente ouvimos um audiobook. A observação de muitos, embora não todos, usuários da cultura nos permite notar entre suas práticas diárias atividades que até recentemente não faziam parte da programação diária padrão.
https://www.ubook.com/audiobook/1202132/1984
Muitas pessoas começam cada vez mais o dia lendo a imprensa diária na Internet, recebendo e-mails, verificando entradas anotadas por outros usuários e informações que aparecem, por exemplo, em sites de redes sociais, como o Facebook, etc. a necessidade de selecionar rápida e regularmente grandes lotes de textos – afinal, não se lê tudo, mas escolhe aquelas mensagens que parecem ser as mais importantes do ponto de vista do destinatário. Claro que a qualidade dos audiobooks (se compararmos com a qualidade dos livros tradicionais) é outra questão.